PREFEITURA DE URUARÁ APOIA PROJETO DOS PIONEIROS DA TRANSAMAZÔNICA
Os Pioneiros da Transamazônica reuniram-se com o prefeito de Uruará Everton Banha e vereadores, com o objetivo de criar uma lei que venha favorecer os mesmos, com uma compensação indenizatória pelo não cumprimento das condicionantes do MDA e INCRA.
Segundo informaram os pioneiros, vários levantamentos foram realizados na região, e eles querem o apoio das autoridades municipais para que se inicie o processo de entrada desta documentação junto ao Congresso Nacional e a Presidência da República, de modo que as instâncias possam reconhecer a importância de quem veio pra cá na década de 70 até 74 para desbravar a Transamazônica e garantir a soberania nacional.
Durante a reunião foi votada uma comissão para organizar e encaminhar os trabalhos já realizados em termos de documentação. Foi eleita presidente, Diva Cássia; suplente, Ademilson Leverguini e secretário da comissão, Zé Roberto.
Dentre as iniciativas já tomadas, os pioneiros lutam para receberem uma indenização e aposentadoria para todos os que vieram à região na década de 70. Os mesmo chegaram cheios de expectativas e promessas oferecidas pelo Governo Federal, entretanto, ao chegarem à Transamazônica, se depararam com uma realidade totalmente diferente.
O prefeito Everton Banha deixou claro do apoio que a prefeitura dará aos Pioneiros. Segundo ele, ainda esta semana se reunirá com os pioneiros de outros Municípios, a comissão dos Pioneiros de Uruará e vereadores. “É evidente que todos os pioneiros da Transamazônica sejam indenizados financeiramente, é um direito que todos têm. Não mediremos esforços para apoiar estes desbravadores”, disse Banha.
Sem comentários:
Enviar um comentário