GRUPO DE CONVIVÊNCIA VIVER FELIZ NA MELHOR IDADE TEM ATIVIDADE SEMANAL
O Grupo de Convivência Viver Feliz na Melhor Idade teve sua atividade semanal no dia 24 de janeiro, desta vez no SOCRECA, uma proposta de atividade fora do local do programa. Lá os participantes puderam se confraternizar com brincadeiras, jogo de dominó, atividades lúdicas e muita dança. Sempre acompanhados pelas assistentes sociais, funcionários da SMAS, profissionais da saúde e professor de Educação Física, que acompanha o desempenho físico dos beneficiados do programa, além de uma alimentação oferecida pela Assistência Social sob a supervisão de uma nutricionista.
Na sexta-feira passada dia 17 de janeiro, as atividades do Grupo de Convivência Viver Feliz na Melhor Idade, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, contou a presença da nutricionista Hellen Behn, que presta serviços para a Secretaria de Assistência Social. Na ocasião Hellen Behn ministrou uma palestra esclarecendo dúvidas sobre o que é pressão arterial, suas causas e como prevenir. No final foi entregue uma orientação nutricional impressa para os idosos levarem para casa, mostrando a forma correta de uma boa alimentação e os cuidados que se deve tomar.
A nutricionista alertou sobre os cuidados que se deve tomar em relação à hipertensão. “As pessoas hipertensas tem que ter cuidado redobrado em relação ao excesso de sal na alimentação, muitos hipertensos acham que só os alimentos preparados de forma caseira e que contenha sal faz mal. Em muitos casos, quando o médico aconselha tirar o sal da comida, pensamos apenas no sal da preparação dos alimentos. Mas será que é somente aí que encontramos o sódio? Não podemos esquecer que a substância do sal, o sódio, nem sempre tem o gosto salgado. Um exemplo é o catchup, mostarda e o refrigerante. Quando vamos ao supermercado estamos rodeados de produtos riquíssimos em sódio. O tempero pronto industrializado, que dá aquele sabor diferenciado ao alimento, é um ótimo exemplo disso. Além de conter muito sódio, é riquíssimo em gorduras ruins que são prejudiciais ao coração. Sempre temos que tomar cuidado ao comprar um alimento industrializado, na hora da compra sempre ficarmos atentos à quantidade de sal no rotulo do produto a ser consumido. E preferencialmente consumir alimentos naturais”, completou.
A nutricionista alertou também, aquelas pessoas que sentem muitas dores de cabeça, náuseas e enjoos, para que procurem um médico e faça uma avaliação, pois em muitos casos os sintomas de hipertensão arterial são exatamente esses.
A Secretaria de Assistência Social Daniella Christofoletti sempre tem acompanhado as programações, apoiando e dando muita atenção a todos os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – VIVER FELIZ NA MELHOR IDADE, que tem como objetivo resgatar os valores pessoais dos idosos, com a realização de trabalhos de superação e melhoria da autoestima, oficinas de artesanato, dança, atividades física, entre outros. É importante ressaltar que o serviço visa também à melhoria da qualidade de vida de cada um dos participantes.
Por:ASCOM/PMU
Sem comentários:
Enviar um comentário