sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ASSISTÊNCIA SOCIAL - “MÃE CORUJA”

ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO DO SERVIÇO SOCIOEDUCATIVO “MÃE CORUJA” DE 2014

Por: Karen de Oliveira 
Informações de Tina Charles
Fotos: Eliel Santos

Foi realizada na manhã de quinta-feira (16), a primeira palestra do ano de 2014 do Serviço Socioeducativo “Mãe Coruja”, no Auditório da Prefeitura Municipal de Uruará. Com o tema: “Cuidados com o recém-nascido”, teve a participação de dezenas de mães que estavam atentas para ouvir a orientação ministrada pela palestrante Enfermeira Marcela Santos, que explicou a melhor forma de cuidar do bebê, na questão da alimentação, do banho, higiene e saúde.

“Falar desse assunto é muito importante, pois têm algumas gravidas do primeiro filho, que ainda não tem muita noção sobre os cuidados básicos, principalmente nos primeiros 12 meses de idade da criança, pois nesse período o bebê corre mais riscos, que pode levar até à óbito. Um dos principais problemas mais que acontecem são as mães que deixam de amamentar os bebês com o leite materno, alegam que o leite não é suficiente, isso é um risco que nós estamos tentando tirar das cabeças das mães, porque o leite materno é o único alimento e o mais saudável que o bebê necessita”, completou a enfermeira.

O tema da palestra chamou muita atenção das mães e gestantes, pois foram esclarecidas duvidas, reservou um espaço para perguntas, e todas ficaram satisfeitas com as respostas. Josivânia Batista, que é mãe do primeiro filho com três meses de idade, ficou satisfeita com o programa. “Para mim essa palestra foi muito importante, porque não tenho muita experiência e umas das coisas que me ajudou muito foi à orientação que a enfermeira passou nas questões das cólicas que as crianças sentem, isso é uma das dificuldades que eu tinha”, disse Josivânia.

“Eu achei muito bom, já sou mãe de três filhos, estou gestante de mais um e, porém ainda tenho muitas duvidas, com essas explicações hoje eu posso evitar erros que eu já cometi”, disse Vanda do Carmo, mãe participante do programa.

“Para mim essa palestra foi muito interessante, estou gravida de nove meses, do meu primeiro filho e ainda não tinha noção de como cuidar do meu bebê da forma mais saudável, e com essa palestra agora vai ser diferente”, Andressa Bezerra, grávida participante do programa.

A Secretaria de Assistência Social Daniela Christofoletti acompanhou a reunião e falou o porquê em apoiar o programa “Mãe Coruja”. “Este programa é muito importante para o município, onde abordam planejamentos familiar, cuidados com o bebê, cuidados com a gestante, cuidados com a mulher, pois é um trabalho social, onde as gestantes participam de palestras, orientações e ainda ganham um kit maternidade, e isso faz um diferencial na vida delas, o governo Uruará Pode Mais dá todo apoio, pois para as coisas funcionarem não depende só da Secretaria de Assistência Social, mas sim da prefeitura, por que é um conjunto que um necessita do outro”, ressaltou a secretária.

O Serviço Socioeducativo “Mãe Coruja” é destinado às gestantes de baixa renda com domicilio na zona urbana e rural do município de Uruará, por meio de palestras educativas com ênfase em planejamento familiar. As ações do serviço são potencializadas com recursos do PAIF- Programa de Atenção Integral à Família e Fundo Municipal de Assistência Social. Nos encontros as participantes concorrem a brindes e kits maternidade que ajudam no cuidado ao recém-nascido.

Através da coordenadora dos serviços Tina Charles Santos obtivemos as seguintes informações: de agosto á dezembro de 2013, foram cadastradas 82 gravidas e entregues 43 kits de bebê, e as perspectivas de trabalho para 2014 são as melhores.

A Coordenadora do serviço indica que para as gestantes que ainda não se cadastraram, que procure os serviços da Casa de Apoio à Gestante e faça e seu cadastro, a equipe esta disponível para atender de segunda a sexta-feira.













Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...