quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ASSISTÊNCIA SOCIAL

CURSO DE INCLUSÃO SÓCIOPRODUTIVA DE TRUFAS CASEIRAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social ofereceu a população inscrita no Cadastro Único ou beneficiária de Programas Sociais do Governo Federal o Curso de preparação para trufas Caseiras, o mesmo foi ofertado para 20 pessoas durante esta semana, de quarta a sexta-feira no espaço do raio de sol. 

A professora Jacksonete Felício falou que o objetivo do curso é ensinar as inscritas a fabricar e comercializar as trufas para que as mesmas possam fazer deste ensinamento um meio de renda familiar em suas próprias casas. Disse também que as alunas utilizarão os sabores: morango, cupuaçu, beijinho e brigadeiro e com a conclusão desse curso a população poderá apreciar trufas de qualidade e fabricadas por pessoas que vão aprender transmitir carinho no que faz e é onde se nota o diferencial no sabor.

O coordenador do CRAS Jonnata Arrais destacou a importância da oferta desse tipo de curso para a qualificação profissional, das pessoas atendidas pela rede de assistência social. “É muito importante às famílias esses cursos de inclusão produtiva, pois os mesmos irão proporcionar as famílias uma qualificação para o mercado de trabalho e as pessoas poderão também ser multiplicadoras de conhecimento através do que irão aprender”, destacou.

As alunas receberam a ideia com muita empolgação, principalmente por ser um assunto que é fácil de assimilar e o produto é de fácil venda também. 

“Estou achando o curso bem interessante, porque é uma coisa que você pode fazer tanto para vender, tanto para sua família. A professora é muito legal, ensina a gente com muita atenção e é bem fácil e prático para fazer e vender”. Disse Gislene Alves.

“Estou praticando nesse curso que é para depois eu trabalhar, e eu possa também ganhar. Sempre sonhei em fazer esse curso e nunca tive essa oportunidade. E estou muito feliz com essa iniciativa da Secretária de Assistência Social, estou aprendendo e posso além de vender, repassar o conhecimento para outras pessoas”. Falou Eunice Pereira.

A Secretaria de Assistência Social, Sra. Daniella Christofoletti, destacou o empenho e o apoio recebido do Governo Uruará Pode Mais, na realização, ampliação e implementação dos serviços ofertados na rede de Assistência Social. “Estamos trabalhando muito no sentido de melhorarmos e ampliarmos cada vez mais os serviços, e cursos desse tipo para a população em situação de vulnerabilidade social pode ajudar muito na renda adicional ou até única para essas famílias dentro do município”, concluiu.



SEMED

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA REUNIÃO DE ANALISE E ESTATÍSTICA DO ANO LETIVO DE 2013

A Secretaria Municipal de Educação- SEMED realizou no dia 22 de Janeiro de 2014, no Auditório da Prefeitura Municipal de Uruará a reunião de Analise e estatística do ano letivo de 2013, com a presença dos gestores, supervisores e orientadores escolares municipais. A equipe pedagógica da SEMED destacou a superação das expectativas, os pontos positivos alcançados como diminuição da evasão escolar e melhoria dos índices de aprovação. Também na oportunidade foi discutida a proposta de gestão escolar e pedagógica para o ano letivo 2014, como base de trabalho tomaram como referência uma citação de Henry Ford “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” Desta feita, a Visão garantir o acesso e a qualidade do ensino para todos e a missão de promover uma política educacional que assegure o acesso, a permanência e o ensino de qualidade.

Na ocasião a SEMED firmou parceria com o Centro Especializado de Assistência Social-CREAS, que é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializado e continuados a indivíduos e famílias com os seus direitos violados, onde atenderá crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar ; situações de trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência física, psicológica e negligências, afastamento do convívio familiar por medida socioeducativa ou de proteção, discriminação e outras situações.

Também foram apresentados os Programas e Projetos: PMEC - Programa Municipal de Educação Continuada, com o objetivo de oferecer aos professores de 4º ao 9º ano, supervisores, orientadores e gestores formação pedagógica continuada e o PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa que oferece formação continuada para professores do ciclo de alfabetização – 1º a 3º anos do Ensino Fundamental e o programa “ALUNO PODE MAIS” que Objetiva valorizar as capacidades e competências e participação dos alunos no seu cotidiano educacional (Gincana do Conhecimento, Projeto Jovem Criativo, Simulado Municipal, Jogos Estudantis de Uruará), Troféu Maria do Carmo e o Mais Educação.

Na reunião foi discutido as 28 metas de Pacto De Todos Pela Educação:

- Melhoria dos indicadores educacionais. 
-PDE INTERATIVO E PLANO DE AÇÃO – SULA
Uma ferramenta de planejamento de gestão escolar.
-SIMULADO MUNICIPAL: Vislumbra o propósito de perceber o desempenho qualitativo e quantitativo do conhecimento sistematizado dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas municipal.
-ESTRATÉGIAS DE TRABALHO: Orientação para o desenvolvimento de ações de gestão e administração
-DESAFIOS E OBJETIVOS 2014.

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED juntamente com os professores fizeram planejamentos pra melhor atender os alunos e suas necessidades com o objetivo de desenvolver um ensino de qualidade, mantendo o compromisso com a educação.




Por: ASCOM/PMU

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ASSISTÊNCIA SOCIAL

GRUPO DE CONVIVÊNCIA VIVER FELIZ NA MELHOR IDADE TEM ATIVIDADE SEMANAL

O Grupo de Convivência Viver Feliz na Melhor Idade teve sua atividade semanal no dia 24 de janeiro, desta vez no SOCRECA, uma proposta de atividade fora do local do programa. Lá os participantes puderam se confraternizar com brincadeiras, jogo de dominó, atividades lúdicas e muita dança. Sempre acompanhados pelas assistentes sociais, funcionários da SMAS, profissionais da saúde e professor de Educação Física, que acompanha o desempenho físico dos beneficiados do programa, além de uma alimentação oferecida pela Assistência Social sob a supervisão de uma nutricionista. 

Na sexta-feira passada dia 17 de janeiro, as atividades do Grupo de Convivência Viver Feliz na Melhor Idade, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, contou a presença da nutricionista Hellen Behn, que presta serviços para a Secretaria de Assistência Social. Na ocasião Hellen Behn ministrou uma palestra esclarecendo dúvidas sobre o que é pressão arterial, suas causas e como prevenir. No final foi entregue uma orientação nutricional impressa para os idosos levarem para casa, mostrando a forma correta de uma boa alimentação e os cuidados que se deve tomar. 

A nutricionista alertou sobre os cuidados que se deve tomar em relação à hipertensão. “As pessoas hipertensas tem que ter cuidado redobrado em relação ao excesso de sal na alimentação, muitos hipertensos acham que só os alimentos preparados de forma caseira e que contenha sal faz mal. Em muitos casos, quando o médico aconselha tirar o sal da comida, pensamos apenas no sal da preparação dos alimentos. Mas será que é somente aí que encontramos o sódio? Não podemos esquecer que a substância do sal, o sódio, nem sempre tem o gosto salgado. Um exemplo é o catchup, mostarda e o refrigerante. Quando vamos ao supermercado estamos rodeados de produtos riquíssimos em sódio. O tempero pronto industrializado, que dá aquele sabor diferenciado ao alimento, é um ótimo exemplo disso. Além de conter muito sódio, é riquíssimo em gorduras ruins que são prejudiciais ao coração. Sempre temos que tomar cuidado ao comprar um alimento industrializado, na hora da compra sempre ficarmos atentos à quantidade de sal no rotulo do produto a ser consumido. E preferencialmente consumir alimentos naturais”, completou.

A nutricionista alertou também, aquelas pessoas que sentem muitas dores de cabeça, náuseas e enjoos, para que procurem um médico e faça uma avaliação, pois em muitos casos os sintomas de hipertensão arterial são exatamente esses. 

A Secretaria de Assistência Social Daniella Christofoletti sempre tem acompanhado as programações, apoiando e dando muita atenção a todos os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – VIVER FELIZ NA MELHOR IDADE, que tem como objetivo resgatar os valores pessoais dos idosos, com a realização de trabalhos de superação e melhoria da autoestima, oficinas de artesanato, dança, atividades física, entre outros. É importante ressaltar que o serviço visa também à melhoria da qualidade de vida de cada um dos participantes.


SEVO

CONCLUÍDA A RECUPERAÇÃO DE TODOS OS RAMAIS DA RUA DAS FLORES

Nesta quinta feira, (23), foi concluída a recuperação de todos os ramais da Rua das Flores. A localidade que dá acesso aos chacareiros, pequenos produtores e moradores urbanos foi beneficiada com patrolamento e piçarramento, deixando os moradores satisfeitos com o trabalho, como é o caso do agricultor Pedro Alves Lima. “Estou muito contente com esse trabalho, recebendo a recuperação desta estrada, pois com isso vai facilitar o transporte de nossas lavouras. Parabenizo a equipe da SEVO e o Prefeito pela condição de trafegabilidade que vai nos ajudar bastante”, disse o morador.







Por: ASCOM/PMU

VIAÇÃO E OBRAS

A COMUNIDADE DO KM 195 SUL FOI BENEFICIADA COM PONTES E RECUPERAÇÃO DE ESTRADA


A Prefeitura Municipal de Uruará através da Secretaria de Viação e Obras em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores e agricultores da vicinal do km 195, estão realizando trabalhos na vicinal para o melhor deslocamento e transporte da produção agrícola. Nesta terça-feira (21), foi concluída a restauração de 45 metros de ponte sobre o rio Uruará a 28 km da faixa, e construído o pranchamento, corrimão, deslizante, guarda roda e mais 10 metros de ponte na vazante do rio, garantindo assim uma obra de qualidade e com longa duração.





 Por: ASCOM/PMU

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SAÚDE

AQUISIÇÃO DE MAIS UM MODERNO E IMPORTANTE APARELHO PARA O CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE URUARÁ

O aspirador de fluido é usado durante e após cirurgias para remover fluidos cirúrgicos, tecidos (incluindo fragmentos de ossos) e fluidos corporais do paciente. A tecnologia de vácuo de elevada qualidade destina-se a proporcionar uma potência de sucção fiável. Os aspiradores de fluidos são usados em cirurgias gerais, lipoaspirações, neurocirurgias e endoscopias. O funcionamento silencioso e a facilidade de utilização também são aspetos importantes para a utilização diária em hospitais.

A Secretaria de Saúde sabendo da importância da troca de vários equipamentos hospitalares, vem se modernizando através de aquisições de aparelhos e equipamentos para a melhoria nos atendimentos, laboratoriais, ambulatoriais, cirúrgicos entre outros setores. Devido aos valores desses equipamentos serem altos, não é possível fazer a troca de todos os equipamentos de uma só vez. No entanto aos poucos é possível identificar a quantidade de materiais já adquiridos, equipamentos esses que são modernos e indispensáveis para um melhor atendimento à população uruaraense. 

Nessa semana foi entregue mais um equipamento cirúrgico, na entrega desse equipamento era visível a satisfação dos funcionários que lidam com esse tipo de equipamento. Em entrevista com a coordenadora de enfermagem a mesma relatou o quão importante foi a aquisição desse equipamento.

“E uma satisfação muito grande que temos em saber que o governo esta dando grande importância a saúde de Uruará, pois não é somente os paciente que estão sendo beneficiados, mas também os funcionários, pois trabalhar com um equipamento novo e moderno faz toda a diferença na hora de salvar uma vida. Nós que trabalhamos diretamente com pacientes que necessitam de cirurgias vemos o qual importante esta sendo esse empenho, dedicação e investimento na área da saúde. Sem duvida outros equipamentos serão adquiridos com o tempo o que nos remete a afirmar que estamos caminhando na direção certa para realização de um bom trabalho”. Afirmou Enf.ª Jucilene Santos.

Por: Adriany Storch e Celio Birro - Fotos: Adriany Storch - ASCOM/PMU

ASSISTÊNCIA SOCIAL

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA BENEFICIA 500 FAMÍLIAS NO MUNICÍPIO DE URUARÁ 

Por: ASCOM/PMU

Secretária de Assistência Social
Daniella Christofoletti
O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos. 

O Bolsa Família possui três eixos principais: a transferência de renda que promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades que reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade. 


Todos os meses, o governo federal deposita uma quantia para as famílias que fazem parte do programa. O saque é feito com cartão magnético, emitido preferencialmente em nome da mulher. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Há benefícios específicos para famílias com crianças, jovens até 17 anos, gestantes e mães que amamentam. 


Em 2013 foram incluídos no Cadastro Único mais de mil famílias através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de dezembro de 2013 a janeiro de 2014 foram entregues no município de Uruará, através dos correios, mais de 500 cartões do Programa Bolsa Família.

Temos recebido todo o apoio necessário da Secretaria Municipal de Assistência Social através da Secretária Daniella Christofoletti e do Governo Uruará Pode Mais, na qualificação dos cadastros, através de visitas domiciliares e atualizações cadastrais das famílias inscritas no Cadúnico, ressaltou o Coordenador do Programa Bolsa Família no município de Uruará Jonnata Arrais.

A nossa meta para o ano de 2014 é melhorarmos ainda mais os serviços ofertados pela rede de assistência social e para isso não mediremos esforços, e com o apoio do Governo Uruará Pode Mais sem dúvida avançaremos muito neste ano, ressaltou a Secretária de Assistência Social Daniella Christofoletti.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ASSISTÊNCIA SOCIAL - “MÃE CORUJA”

ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO DO SERVIÇO SOCIOEDUCATIVO “MÃE CORUJA” DE 2014

Por: Karen de Oliveira 
Informações de Tina Charles
Fotos: Eliel Santos

Foi realizada na manhã de quinta-feira (16), a primeira palestra do ano de 2014 do Serviço Socioeducativo “Mãe Coruja”, no Auditório da Prefeitura Municipal de Uruará. Com o tema: “Cuidados com o recém-nascido”, teve a participação de dezenas de mães que estavam atentas para ouvir a orientação ministrada pela palestrante Enfermeira Marcela Santos, que explicou a melhor forma de cuidar do bebê, na questão da alimentação, do banho, higiene e saúde.

“Falar desse assunto é muito importante, pois têm algumas gravidas do primeiro filho, que ainda não tem muita noção sobre os cuidados básicos, principalmente nos primeiros 12 meses de idade da criança, pois nesse período o bebê corre mais riscos, que pode levar até à óbito. Um dos principais problemas mais que acontecem são as mães que deixam de amamentar os bebês com o leite materno, alegam que o leite não é suficiente, isso é um risco que nós estamos tentando tirar das cabeças das mães, porque o leite materno é o único alimento e o mais saudável que o bebê necessita”, completou a enfermeira.

O tema da palestra chamou muita atenção das mães e gestantes, pois foram esclarecidas duvidas, reservou um espaço para perguntas, e todas ficaram satisfeitas com as respostas. Josivânia Batista, que é mãe do primeiro filho com três meses de idade, ficou satisfeita com o programa. “Para mim essa palestra foi muito importante, porque não tenho muita experiência e umas das coisas que me ajudou muito foi à orientação que a enfermeira passou nas questões das cólicas que as crianças sentem, isso é uma das dificuldades que eu tinha”, disse Josivânia.

“Eu achei muito bom, já sou mãe de três filhos, estou gestante de mais um e, porém ainda tenho muitas duvidas, com essas explicações hoje eu posso evitar erros que eu já cometi”, disse Vanda do Carmo, mãe participante do programa.

“Para mim essa palestra foi muito interessante, estou gravida de nove meses, do meu primeiro filho e ainda não tinha noção de como cuidar do meu bebê da forma mais saudável, e com essa palestra agora vai ser diferente”, Andressa Bezerra, grávida participante do programa.

A Secretaria de Assistência Social Daniela Christofoletti acompanhou a reunião e falou o porquê em apoiar o programa “Mãe Coruja”. “Este programa é muito importante para o município, onde abordam planejamentos familiar, cuidados com o bebê, cuidados com a gestante, cuidados com a mulher, pois é um trabalho social, onde as gestantes participam de palestras, orientações e ainda ganham um kit maternidade, e isso faz um diferencial na vida delas, o governo Uruará Pode Mais dá todo apoio, pois para as coisas funcionarem não depende só da Secretaria de Assistência Social, mas sim da prefeitura, por que é um conjunto que um necessita do outro”, ressaltou a secretária.

O Serviço Socioeducativo “Mãe Coruja” é destinado às gestantes de baixa renda com domicilio na zona urbana e rural do município de Uruará, por meio de palestras educativas com ênfase em planejamento familiar. As ações do serviço são potencializadas com recursos do PAIF- Programa de Atenção Integral à Família e Fundo Municipal de Assistência Social. Nos encontros as participantes concorrem a brindes e kits maternidade que ajudam no cuidado ao recém-nascido.

Através da coordenadora dos serviços Tina Charles Santos obtivemos as seguintes informações: de agosto á dezembro de 2013, foram cadastradas 82 gravidas e entregues 43 kits de bebê, e as perspectivas de trabalho para 2014 são as melhores.

A Coordenadora do serviço indica que para as gestantes que ainda não se cadastraram, que procure os serviços da Casa de Apoio à Gestante e faça e seu cadastro, a equipe esta disponível para atender de segunda a sexta-feira.













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...