PROGRAMA TERRA LEGAL, EM PARCERIA COM PREFEITURA DE URUARÁ, REALIZA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICÍPIO
Por: Cirineu Santos e Eliel Santos
Fotos: Eliel Santos
Matéria publicada no dia 18 de abril de 2013
Em Uruará, a equipe ficou durante esta semana, a pedido do Prefeito Everton Vitoria Moreira, o Banha, para facilitar o acesso às políticas públicas, pois na região há uma grande demanda pela regularização fundiária, e, esta é uma boa oportunidade para os agricultores de Uruará acompanharem o trabalho.
A equipe do Governo Federal através de sua secretaria o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Uruará, está realizando o atendimento aos colonos. Segundo o engenheiro agrônomo do INCRA e Programa Terra Legal, Bruno Afonso Bezerra Lima, os trabalhos consistem na regularização fundiária rural em área branca, isto é, toda as propriedades que não estão na área de reserva.
O Programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) se instalou desde o dia 09, e vai até amanhã, dia 18 de abril, com um escritório temporário, na Secretaria Municipal de Agricultura, aqui em Uruará, objetivando facilitar o acesso dos agricultores familiares ao programa.
A equipe é formada por seis profissionais, sendo dois nos trabalhos internos, e quatro com os trabalhos no campo, fazendo o trabalho de reconhecimento e análise dos lotes que estão sendo regularizados. Durante este período, os agricultores familiares tiveram a oportunidade de consultar a situação de seus processos e complementar a documentação, além de realizar o cadastro no Terra Legal.
No estado do Pará, o Terra Legal conta com três escritórios para o atendimento ao público – Belém, Marabá e Santarém – onde os posseiros de terras federais podem acompanhar o andamento dos processos de regularização fundiária. Em Uruará, a equipe ficou durante esta semana, a pedido do Prefeito Everton Vitoria Moreira, o Banha, para facilitar o acesso às políticas públicas, pois na região há uma grande demanda pela regularização fundiária, e, esta é uma boa oportunidade para os agricultores de Uruará acompanharem o trabalho.
Segundo o engenheiro agrônomo do Programa Terra Legal, Afonso Bezerra Lima, o “Governo Uruará Pode Mais” tem dado todo o apoio aos trabalhos realizados. “Parabenizamos o prefeito Banha e sua equipe pelo apoio concedido e a preocupação de ajudar os agricultores e agricultoras de Uruará. Nossa equipe do Programa Terra Legal, recebeu o apoio necessário para a realização dos trabalhos”. Concluiu o engenheiro
Sem comentários:
Enviar um comentário