quarta-feira, 16 de abril de 2014

GESTÃO AMBIENTAL BR-230

ELABORAÇÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS É TEMA DE CURSO EM URUARÁ

Visando atender uma necessidade pedagógica quanto aos temas ligados a Meio Ambiente, e a metodologia a ser utilizada na elaboração de projetos ambientais nas escolas, o DNIT e a Gestão Ambiental da rodovia BR-230/PA, por meio das equipes de Educação Ambiental (PEA) e Comunicação Social (PCS), em parceria com a Secretaria de Educação de Uruará do Governo Uruará Pode Mais, promoveram o curso de Capacitação em “Elaboração de Projetos Ambientais” para os professores da rede pública do município de Uruará, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio, Melvin Jones, nesta quarta-feira, dia 09 de abril, no período de 9 às 11hs da manhã.

No início do curso, Marcelo Oliveira, Biólogo integrante do PEA, explicou que a elaboração de um projeto ambiental não é tarefa fácil, até porque as definições de conceito são as mais diversas, no entanto, baseou-se no conceito definido pelo IBRAM – Instituto Brasília Ambiental, que diz: “Entendem-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Em sua apresentação, Marcelo Oliveira, enfatizou não se tratar apenas de conscientizar as pessoas e sim sensibilizá-las, por meio do conhecimento. “É adequar hábitos e comportamentos que gerem atitudes e façam as pessoas pensarem no bem coletivo”, afirmou. Mas para que esse processo seja absorvido e utilizado com eficiência, há de se fazer um trabalho envolvendo os professores, desde o ensino fundamental até a graduação. Porém, a criança tem que receber essas informações em casa também, para que elas desenvolvam senso crítico e atitudes ambientalmente corretas. 

“O curso é interessante por mostrar a melhor metodologia para elaborar os projetos, pois já chegamos aqui com o pensamento formado, mas o processo de construção após conhecimento das diferentes realidades de locais, nos faz rever velhos conceitos. É um auxílio formidável para se utilizar dentro de sala de aula. No entanto, a criança tem que saber a importância da sua participação no processo desde casa. Criar uma consciência ética. Ele é o ator social principal. A pergunta não é “o que estão fazendo”, e sim “o que estamos fazendo”, desenvolvendo o senso crítico nela”, disse a professora, Fabrícia Nascimento, participante do curso.

Os professores receberam camisas da Campanha 2014 da Gestão Ambiental, assim como um kit com bloco de anotações e caneta. Ao final, os certificados de participação do curso de capacitação.

Por: ASCOM/PMU
Com informações de Renata Pantoja
Gestão Ambiental rodovia Transamazônica BR 230/ PA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...