SEMED APRESENTA RESULTADOS DO ANO LETIVO DE 2013 REFERENTES A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) reuniu professores, supervisores, orientadores, diretores, alunos da EJA e SINTEP, para apresentar os resultados das pesquisas realizadas com professores e alunos da EJA e construir propostas que visem a melhoria da qualidade do ensino desta modalidade de ensino.
A reunião aconteceu no dia 20 de março no auditório da prefeitura. O assessor pedagógico da SEMED, Claudeney Licínio, parabenizou as escolas pelos os resultados do ano letivo de 2013, por conseguirem reduzir o índice de evasão escolar no município em torno de 10% em relação aos anos anteriores, afirmando que a SEMED se empenhará e desenvolverá um trabalho em parceria com as escolas, para diminuir ainda mais a evasão escolar da EJA em 2014.
Claudeney explicou que ao analisar os resultados do ano letivo de 2013, percebeu-se a necessidade de criar uma nova proposta para a EJA levando em consideração as sugestões apresentadas pelos alunos e professores. “A partir de agora iremos trabalhar com o aluno da EJA de acordo com a realidade de cada um. O que realmente lhe interessa aprender, sem deixar de ensinar as matérias cientificas e preparar esse aluno para ingressar no médio sem dificuldades, visto que é uma clientela diferenciada”, explicou.
Durante a reunião alguns pontos foram destacados como propostas: a flexibilização do calendário e do horário; o Plano Municipal de Ensino foi construído de forma democrática com a revisão de conteúdos; a escolha do livro didático que contemplem as especificidades do ensino da EJA; utilização das novas tecnologias com aquisição de softwares educativos; oficinas pedagógicas bimestrais envolvendo os alunos; aulas mais dinâmicas e atraentes; efetivação do transporte escolar; parceria com as empresas; ações que envolvam a comunidade escolar entre outros.
Espera-se que após esses debates acerca das problemáticas encontradas e as propostas construídas, aconteçam grandes mudanças no processo ensino aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos de Uruará, que todos os sujeitos envolvidos neste processo (Escola, alunos, professores, SEMED, a comunidade e a família) atuem unidos objetivando a qualidade do ensino e que os alunos da EJA permaneçam na escola e conquistem um resultado mais satisfatório.
POR: ASCOM/PMU
Sem comentários:
Enviar um comentário