ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA ZONA
URBANA PARTICIPAM DE PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA
Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos
ASCOM/PMU
Durante o ano letivo de 2013 foi realizado
para os alunos do 3º ao 9º ano da rede municipal de ensino da zona urbana, o
projeto interdisciplinar “Leitura e Escrita: instrumento na construção do saber
e da cidadania”. O projeto foi elaborado pela professora Zenária Stabenow, e,
teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da equipe
administrativa e pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Melvin
Jones.
O projeto objetivou desenvolver atividades
que visam fortalecer uma cultura da leitura e produção de textos de diversas
tipologias no Ensino Fundamental, promovendo ações concretas voltadas para o
estímulo à leitura e escrita, trabalhando a formação de caráter investigativo,
formador e crítico, na escola e fora dela.
Durante todo o ano letivo os alunos
participaram de tarefas como: Dia do Livro, Dia das Mães, Dia do Meio Ambiente,
no 1º semestre; e, Dia dos Pais, Independência do Brasil, Dia do Óscar, no 2º
segundo semestre.
Segundo a professora Zenária, houve um
horário especial de atendimento aos alunos com dificuldades em leitura e
escrita. “Atendemos estes alunos dentro do espaço da biblioteca da Escola
Melvin Jones e nas salas anexas situadas no espaço da Igreja Católica, para
auxiliá-los em alguma dificuldade”, explicou.
A professora ressalta ainda que promover a
leitura significa dar um passo importantíssimo para a interação verbal entre
indivíduos socialmente determinados na medida em que ela passa a instituir
questões e temas para múltiplas abordagens e possibilidades de troca numa
perspectiva de letramento. “Assim, o foco desse projeto interdisciplinar é
possibilitar a efetiva execução do letramento e formação de leitores e
escritores competentes. O principal objetivo é contribuir para o incentivo à
leitura e escrita e refletir acerca de relevância de propostas pedagógicas que
articulam diferentes áreas do conhecimento, tendo o letramento como elemento
primordial para a formação do ser humano”, justifica.
Durante o decorrer do ano os alunos
obtiveram aulas de reforço para alfabetizar (3º ao 5º ano); um ambiente de
leitura e produção de textos nas variadas dependências da escola; leitura
diária de poemas de diferentes autores pelo professor e/ou pelo aluno;
conheceram e apresentaram biografia de autores como: Cecília Meireles, Carlos
Drummond de Andrade, entre outros; escreveram poemas em dupla ou
individualmente; declamaram poemas entre outras atividades.
O objetivo principal, segundo a professora
Zenária foi desenvolver habilidades de leitura e produção de textos ajudando os
alunos a serem leitores e escritores competentes. “Esperamos ter contribuído
diariamente na busca de soluções das dificuldades de leitura, interpretação e
produção de textos que possam repercutir em todos em todos os componentes
curriculares”, ressaltou.
A culminância e entrega dos certificados
aos alunos que desenvolveram o projeto aconteceu nesta terça-feira (26), nas
escolas IEU e Melvin Jones. Alunos, professores, diretores das escolas e da
vice-prefeita de Uruará Maris Nicolodi participaram da solenidade.
A vice-prefeita Maris Nicolodi parabenizou
a equipe pela elaboração do projeto e disse que a participação ativa dos
alunos, professores, equipe gestora e equipe pedagógica, bem como a equipe da
SEMED estão de parabéns. “Parabenizamos os idealizadores do Projeto
interdisciplinar ‘Leitura e Escrita: instrumento na construção do saber e da
cidadania’. Todos ganham com isso. O governo Uruará Pode Mais estará sempre
apoiando ideias como esta, para que tenhamos uma educação de qualidade no
Município”, disse Maris Nicolodi.
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