sexta-feira, 29 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO - NOITE DO OSCAR

MELVIN JONES REALIZA NOITE DO OSCAR E PREMIA ALUNOS, FUNCIONÁRIOS, PAIS E AMIGOS DA ESCOLA

Por: Cirineu Santos
Fotos: Elie Santos
ASCOM/PMU

Realizada na noite desta quinta-feira (28) no Ginásio Eduardo Nicolini, pela escola Melvin Jones, com apoio da Prefeitura Municipal de Uruará, a Noite do Oscar, objetivando valorizar e premiar os alunos que se destacaram no ano letivo 2013. Na ocasião, também foram homenageados com o título de honra ao mérito, os servidores, pais e colaboradores da Escola Melvin Jones.

Receberam troféus de honra ao mérito alunos de 1º ano a 8ª série e a vice-prefeita Maris Nicolodi, representando as famílias, o trabalho das mulheres e o governo Uruará Pode Mais. Já os Professores, funcionários da escola, pais, e amigos da escola, receberam certificados.

Durante o evento, houve a participação musical das professoras Rogelma Neto, Flávia Castanha, Alessandra Carneiro, Elizângela Brandão e professor Luã Paulo, que abrilhantou ainda mais o programa.

Participaram da solenidade a vice-prefeita Maris Nicolodi; o chefe de Gabinete da Prefeitura Leandro Oliveira; o chefe de Gabinete da SEMED Wilson Nascimento; Claudeney Licínio e Cleomária Lima do setor pedagógico da SEMED e os vereadores Gedeon Moreira (presidente da Câmara) e Macedônio Lima, os quais destacaram a importância do evento em valorizar e reconhecer a participação de cada um no processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem da escola Melvin Jones.

A vice-prefeita Maris Nicolodi parabenizou os organizadores do Oscar, enfatizando a parceria entre a sociedade e a escola Melvin Jones, bem como o empenho dos servidores e os alunos que foram destaque este ano.


 













quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA O ENCERRAMENTO DE CURSOS DE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

Por: Cirineu Santos
ASCOM/PMU

Aconteceu na noite desta quarta-feira (27), o encerramento dos cursos de geração de trabalho e renda ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a Rede La Salle. Fez-se presente durante o encerramento, o coordenador do CRAS Jonnata Arrais, o diretor do La Salle Ir. Dionísio Haab, as assistentes sociais do CRAS, Maria Aparecida e Dailma Albuquerque e a equipe do SEBRAE e da Central do Empreendedor.

Na ocasião, a equipe da Central do Empreendedor falou sobre a formalização, enfatizando o apoio do Governo Uruará Pode Mais aos microempreendedores de Uruará. “Trouxemos o representante do SEBRAE, o Sr. Evandro o qual ministrou uma palestra sobre a importância da formalização do microempreendedor no município e os benefícios que eles podem ter, caso se formalizem”, disse a coordenadora da Central do Empreendedor de Uruará, Antonia Lazarini.

Antonia e Evandro parabenizaram a Secretaria de Assistência Social pelos cursos ofertados durante este ano, demonstrando o compromisso do Governo Uruará Pode Mais, na geração de trabalho e renda do Município.

Oitenta alunos, divididos em quatro turmas, se formaram com os cursos de informática básica, auxiliar administrativo e trabalhos em E.V.A. Todos os participantes receberam a certificação de conclusão do curso.

O diretor do La Salle Ir. Dionísio agradeceu o empenho dos professores e alunos e, agradeceu a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social na pessoa da Secretária Daniella Christofoletti.

O coordenador do CRAS Jonnata Arrais ressaltou a importância desses cursos na vida dos usuários da política de assistência social do município, agradeceu a parceria do La Salle, e, a equipe do SEBRAE e Central do Empreendedor.

Jonnata também informou o calendário de cursos do primeiro semestre de 2014, e disse que a Secretaria Municipal de Assistência Social, através da secretária Daniella Christofoletti, não tem medido esforços para ampliar e implementar cada vez mais a oferta de serviços, programas, projetos e cursos dentro do município, e isso só está sendo possível porque a Secretaria tem recebido todo o apoio do Governo Uruará Pode Mais, no avanço dos serviços ofertados pela Rede de Assistência Social no município. Ressaltou.

É a Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio do Governo Uruará Pode Mais trabalhando em prol da população Uruaraense.



quarta-feira, 27 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO - JEU

ESCOLA ÂNGELO DEBIASE É A CAMPEÃ DOS JOGOS ESTUDANTIS DE URUARÁ – JEU 2013

Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos
ASCOM/PMU

Realizado no período 29 de outubro a 01 de novembro, pela Secretaria Municipal de Educação, os Jogos Estudantis de Uruará (JEU 2013), com a participação de alunos das escolas Adventista, Ângelo Debiase, Antonio Roque Lopes, Francisca Lima, Instituto Educacional Uruará (IEU), José Bonifácio, Melvin Jones (Fundamental e Médio), Sistema Objetivo de Ensino, Tiradentes e Transamazônica.

Este ano, com a soma de 80 pontos na colocação geral, a Escola Ângelo Debiase foi a campeão do JEU em 2013; seguida pelas escolas José Bonifácio com 44 pontos; e, em terceiro lugar, com 33 pontos, o Instituto Educacional Uruará.

A cerimônia de entrega das medalhas e troféus aos campeões aconteceu na noite desta terça-feira, 26 de novembro, no Ginásio Poliesportivo Eduardo Nicolini e contou com a presença dos alunos, pais, professores, diretores, supervisores e servidores das escolas; bem como a equipe da SEMED e a vice-prefeita Maris Nicolodi.

No JEU 2013 foram disputadas as modalidades de Futebol de Campo, Vôlei, Handebol, Futsal, Queimada, Cabo de Guerra, Corrida no Saco e Atletismo, nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil, tanto masculino quanto feminino.

A vice-prefeita Maris Nicolodi parabenizou todos os envolvidos nos Jogos Estudantis de Uruará. “Quero parabenizar a equipe da SEMED pela organização. Parabenizar a participação das escolas, das famílias e dos alunos. Agradecer o apoio que tivemos de nossos patrocinadores, e, dizer que o governo Uruará Pode Mais, tem como foco na realização destes jogos, a valorização das crianças e dos adolescentes, bem como a interação entre a comunidade escolar, isto é, alunos, professores e pais, da rede municipal de ensino”, disse.





 



EDUCAÇÃO - PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA ZONA URBANA PARTICIPAM DE PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA

Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos
ASCOM/PMU

Durante o ano letivo de 2013 foi realizado para os alunos do 3º ao 9º ano da rede municipal de ensino da zona urbana, o projeto interdisciplinar “Leitura e Escrita: instrumento na construção do saber e da cidadania”. O projeto foi elaborado pela professora Zenária Stabenow, e, teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da equipe administrativa e pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Melvin Jones.

O projeto objetivou desenvolver atividades que visam fortalecer uma cultura da leitura e produção de textos de diversas tipologias no Ensino Fundamental, promovendo ações concretas voltadas para o estímulo à leitura e escrita, trabalhando a formação de caráter investigativo, formador e crítico, na escola e fora dela.

Durante todo o ano letivo os alunos participaram de tarefas como: Dia do Livro, Dia das Mães, Dia do Meio Ambiente, no 1º semestre; e, Dia dos Pais, Independência do Brasil, Dia do Óscar, no 2º segundo semestre.

Segundo a professora Zenária, houve um horário especial de atendimento aos alunos com dificuldades em leitura e escrita. “Atendemos estes alunos dentro do espaço da biblioteca da Escola Melvin Jones e nas salas anexas situadas no espaço da Igreja Católica, para auxiliá-los em alguma dificuldade”, explicou.

A professora ressalta ainda que promover a leitura significa dar um passo importantíssimo para a interação verbal entre indivíduos socialmente determinados na medida em que ela passa a instituir questões e temas para múltiplas abordagens e possibilidades de troca numa perspectiva de letramento. “Assim, o foco desse projeto interdisciplinar é possibilitar a efetiva execução do letramento e formação de leitores e escritores competentes. O principal objetivo é contribuir para o incentivo à leitura e escrita e refletir acerca de relevância de propostas pedagógicas que articulam diferentes áreas do conhecimento, tendo o letramento como elemento primordial para a formação do ser humano”, justifica.

Durante o decorrer do ano os alunos obtiveram aulas de reforço para alfabetizar (3º ao 5º ano); um ambiente de leitura e produção de textos nas variadas dependências da escola; leitura diária de poemas de diferentes autores pelo professor e/ou pelo aluno; conheceram e apresentaram biografia de autores como: Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, entre outros; escreveram poemas em dupla ou individualmente; declamaram poemas entre outras atividades.

O objetivo principal, segundo a professora Zenária foi desenvolver habilidades de leitura e produção de textos ajudando os alunos a serem leitores e escritores competentes. “Esperamos ter contribuído diariamente na busca de soluções das dificuldades de leitura, interpretação e produção de textos que possam repercutir em todos em todos os componentes curriculares”, ressaltou.

A culminância e entrega dos certificados aos alunos que desenvolveram o projeto aconteceu nesta terça-feira (26), nas escolas IEU e Melvin Jones. Alunos, professores, diretores das escolas e da vice-prefeita de Uruará Maris Nicolodi participaram da solenidade.

A vice-prefeita Maris Nicolodi parabenizou a equipe pela elaboração do projeto e disse que a participação ativa dos alunos, professores, equipe gestora e equipe pedagógica, bem como a equipe da SEMED estão de parabéns. “Parabenizamos os idealizadores do Projeto interdisciplinar ‘Leitura e Escrita: instrumento na construção do saber e da cidadania’. Todos ganham com isso. O governo Uruará Pode Mais estará sempre apoiando ideias como esta, para que tenhamos uma educação de qualidade no Município”, disse Maris Nicolodi.

  
 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...